quinta-feira, 31 de maio de 2012
Qual a Razão de Plutão não ser um Planeta Clássico, e sim, um Planeta Anão ?
Até 2006, Plutão foi considerado um Planeta principal do Sistema Solar, mas a descoberta recente de tamanho semelhante e, em alguns casos, maiores, no Cinturão de Kuiper, fez com que a U.A.I. (União Astronômica Internacional) decidisse, em 24 de agosto de 2006, considerá-lo um Planeta Anão, juntamente com Éris e Ceres, o maior dos Asteróides. Plutão agora é visto como o primeiro de uma categoria de Objectos Trans Neptunianos e foi lhe atribuído o número 1340340 no catálogo de Planetas Menores.
A descoberta do seu Satélite Caronte, em 1978, permitiu a massa do sistema Plutão-Caronte, por meio da simples aplicação da fórmula Newtoniana da 3.ª lei de Kleper.
O diâmetro de Plutão foi finalmente calculado, sendo equivalente a menos de 0,2 do da Lua. As características físicas de Plutão são, em grande parte, desconhecidas, porque ainda não recebeu a visita de uma Nave Espacial e a distância a que se encontra da Terra dificulta investigações mais detalhadas. Atualmente a sonda da NASA "New Horizons" ( a mais veloz até hoje construída pelo homem ) dirige-se para Plutão, cuja atmosfera vai investigar em 2015.
Fonte: http://www.explicatorium.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário